Entenda tudo sobre BDR

O que é BDR?

Os BDR's (Brazilian Depositary Receipts) são recibos de ações estrangeiras negociadas aqui no Brasil, na B3. Através de um BDR, os investidores brasileiros podem se expor ao cenário internacional investindo em grandes empresas multinacionais como Facebook, Google, Amazon etc, diretamente pelo seu Home Broker. Como ao investir em um BDR de uma empresa, você está investindo em um recibo que representa a ação de fato, o código de negociação desse recibo negociado na B3 é diferente do código da ação negociada no país onde a empresa abriu seu capital.

Exemplo: O código das ações do Facebook negociadas na NASDAQ é "FB", já o código do BDR do Facebook negociado na B3 é "FBOK34".

 

Quais são os tipos de BDR's?

  • BDR's não patrocinados 

Os BDR's não patrocinados são valores mobiliários emitidos por instituições financeiras no Brasil sem qualquer participação da empresa estrangeira emissora das ações. Fazendo isso, as instituições financeiras assumem toda a responsabilidade de divulgar as informações da empresa emissora e, ao mesmo tempo, oferecem mais opções de investimentos aos seus clientes.

Características:

- Código de negociação: final 34 ou 35 | Exemplo: FBOK34

- Lote Padrão: 1

- Prazo de Liquidação: 2 dias úteis (assim como as ações)

 

  • BDR's patrocinado

Os BDR's patrocinados são aqueles em que a empresa estrangeira contrata uma instituição depositária para ter presença no mercado brasileiro e investidores do país. Essa instituição será a responsável por emitir e negociar os BDR's. Eles são divididos em três níveis:

- Nível I

Aqui as exigências regulatórias e de informações prestadas ao investidor são menores, o que torna o investimento mais arriscado. Agora, os investidores comuns também passarão a ter acesso aos BDR's de nível I, observadas as condições normativas.

- Nível II e III

Nesses níveis, o programa de BDR's teve a participação da empresa estrangeira, contando ainda com registro na CVM. Portanto, têm maiores exigências regulatórias, inclusive de informações a serem prestadas ao investidor.

Características:

- Código de negociação: final 32 (nível II) ou 33 (nível III)

- Lote Padrão: 1

- Prazo de Liquidação: 2 dias úteis (assim como as ações)

 

 Quais são os BDR's listados na B3?

Atualmente existem mais de 550 BDR's listados na B3 e, em sua maioria, são os BDR's Não Patroncinados. Clique abaixo e confira a lista de BDR's:


Como investir em um BDR? 

Investir em BDR é tão simples como comprar uma ação listada na B3.

1. Entre em sua área logada do site ou APP;

2. Acesse o seu Home Broker;

3. Insira o código do BDR que você deseja investir;

4. Digite sua Assinatura Eletrônica;

5. Clique em "Comprar";

6. Pronto!

 

Quais as taxas para investir em BDR's?

 A taxa de corretagem cobrada pelo modalmais para investimentos em BDR’s segue o mesmo valor da corretagem para ações. Lembramos que esses valores podem variar de acordo com seu plano contratado, você encontra os todos os detalhes do seu plano em sua área logada do site do Banco Digital. Para saber como encontrar, clique aqui.

Para conferir as taxas de negociação, liquidação e registro cobradas pela B3, clique aqui.

 

Como funcionam os dividendos dos BDR's?

  • Os BDR's pagam dividendos?

Sim, caso a empresa do seu BDR pague dividendos, você receberá esses dividendos em sua conta.

  • Os dividendos dos BDR's são tributados?

Sim, são tributados como "Rendimentos tributáveis recebidos de fonte no exterior" e devem ser calculados de acordo com a tabela progressiva de IR. Sendo os valores recebidos até R$1.903,38 isentos da cobrança. Aos demais, segue tabela abaixo:

mceclip0.png

Além disso, devem ser recolhidos pelo investidor via carnê-leão até o último dia do mês subsequente ao do recebimento do rendimento.

 

 Como funciona a tributação dos BDR’s?

De acordo com a B3, a tributação de BDR é de 15% sobre o lucro, e não existe a isenção de R$20 mil que as ações têm. Ou seja, se vender um BDR com lucro, precisará pagar um DARF de 15% sob esse lucro.

Para operações day-trade, a alíquota é de 20% sobre o lucro.

 

Agora entenda um pouco mais sobre os BDRs com Leandro Martins:

 

 

Ainda não tem uma conta no modalmais? Clique aqui e saiba como abrir a sua! É simples e grátis!

Esse artigo foi útil?