Tudo sobre proventos

Um provento na Bolsa de Valores nada mais é do que uma remuneração que a empresa paga aos seus acionistas. Os principais proventos são: Dividendos, Juros Sobre Capital Próprio, Direitos de Subscrição e Bonificação. Entenda sobre cada um deles abaixo.

  • Dividendos

Clique aqui para conferir o conteúdo sobre Dividendos do nosso Blog!

  • Juros Sobre Capital Próprio (JCP)

Assim como os Dividendos, o Juros Sobre Capital Próprio é uma forma de distribuição de lucros que a empresa paga aos acionistas. A diferença entre os dois proventos, é que no pagamento de JCP há cobrança de Imposto de Renda (15%).

Já para a empresa, ele é um artifício para diminuir o valor a ser pago em forma de tributos.

  • Direitos de Subscrição

Clique aqui para conferir o conteúdo sobre Subscrições do nosso Blog!

  • Bonificação de Ações

A bonificação também é uma forma de aumentar o capital social de uma empresa, como na subscrição de ações.

Neste caso, a distribuição dos novos papéis é gratuita, pois a companhia realoca parte dos seus recursos para bonificar os seus acionistas.

Então, através da bonificação, não há entrada de capital, apenas uma redistribuição de valores.

No mercado, comumente, algumas empresas preferem converter o pagamento dos dividendos em novas ações. Assim, a bonificação em ações pode ser vista como uma forma de agregar valor aos acionistas.

Lembre-se que seu processo é semelhante à subscrição, onde há um comunicado que informa a proporção e datas importantes.

Porém, para exercer o direito, basta possuir os papéis da empresa em sua carteira, na data de corte da oferta. Neste caso, o valor das novas ações, geralmente, é o do mercado, na data antes da ex-bonificação.

  • Onde encontrar meus proventos recebidos no modalmais?

É simples! Siga o passo a passo abaixo para encontrar seu Extrato detalhado de bolsa ou clique aqui para conferir o guia prático!

1. Acesse sua área logada do site;

2. Clique na aba "Bolsa de Valores";

3. Clique em "Proventos a receber";

proventos.png

Esse artigo foi útil?