Data com e Data ex, o que estes termos significam?

Esses termos estão relacionados a algum evento corporativo, como a distribuição de lucros através de proventos, direitos de participar das subscrições, etc.

Data com

A data com, também conhecida como data de custódia ou data-base, é a data limite que o investidor ou cotista precisa estar com os ativos em sua custódia para ter o direito de recebimento de Proventos ou participar de algum evento corporativo como Subscrições. 

O dia útil posterior a este período é a data ex.

Data ex

No pagamento de proventos, ela é o dia útil posterior a data limite para se comprar ações ou fundos, com a possibilidade de pagamento de proventos (Dividendos, Juros sobre Capital Próprio, Rendimentos, etc).

A data ex é definida pela B3, uma vez que ela precisa organizar e direcionar os pagamentos para os que detêm os papéis.

Se você está começando agora, é comum pensar que para ter direito aos proventos, seja necessário ter os ativos por um determinado tempo.

Na verdade, ao comprar as ações ou fundos de investimentos um dia antes da data ex-proventos, você já terá o direito de recebimento, tal como um investidor que já as possui há mais tempo.

Vamos a um exemplo prático?

A Petrobras - uma das queridinhas da bolsa no ano de 2022 - divulgou diversas distribuições de lucros através de Dividendos e Juros sobre Capital Próprio (JCP). Dentro do site da B3, podemos pegar uma dessas divulgações como exemplo:

mceclip0.png

Veja que trata-se de um pagamento em forma de dividendos.

"Negócios com até" podemos entender como data com. A data ex seria no dia útil seguinte, ou seja, 22/11/2022. 

Os investidores que adquiriram ações da empresa até o dia 21/11/2022 e permaneceu com o ativo em custódia ao menos até a data ex (22/11/2022), receberam os dividendos no valor de R$1,155823 por cota no dia 20/12/2022 (data de pagamento).

Obs: o ativo mencionado acima não é uma recomendação de investimento, apenas utilizado como demonstração.

Ficou com dúvidas? Entre em contato com um de nossos especialistas em nossos principais canais e horários de atendimento! 😅

Esse artigo foi útil?