Negociações travadas? Entenda tudo sobre o Circuit Breaker
As negociações podem ser suspensas no meio do pregão através do Circuit Breaker. Ele é um mecanismo de controle de oscilação do índice Bovespa, que interrompe as negociações, de acordo com as seguintes regras:
Regra 1: Se o Ibovespa atingir queda de 10% em relação ao fechamento do dia anterior, os negócios serão interrompidos por 30 minutos.
Regra 2: Após regra 1, e reabertos os negócios, se o Ibovespa atingir oscilação de 15%, os negócios serão interrompidos por 1 hora.
Regra 3: Após regra 2 e reabertos os negócios, caso a variação atinja 20% a Bolsa poderá determinar a suspensão dos negócios em todos os mercados por prazo indeterminado, e divulgará comunicado através de agências de notícias.
- Informações importantes:
- Não há acionamento do circuit breaker na última meia hora de funcionamento de pregão (16h30).
- Caso haja circuit breaker na penúltima meia hora do pregão (16h00), na reabertura dos negócios, o horário será prorrogado em até 30 minutos, para garantir que tenha um período final de negociação de 30 minutos ao final do pregão.
- O que fazer em caso de circuit breaker?
É necessário aguardar o retorno do pregão para bolsa.
- Estou com operações abertas, e agora?
Nesse caso, é necessário aguardar o retorno das negociações para enviar novas ordens.
- Posso cancelar uma ordem nesse período?
Não, é necessário aguardar o novo leilão de abertura do leilão, e caso sua ordem não esteja participando da formação do preço do leilão, poderá cancelar..
- Existe variação máxima para o contrato futuro de WIN e IND?
Sim! Existe uma banda de limite para envio de ordens definida pela B3. Quando as ordens são inferiores ao preço definido elas são rejeitadas e as ordens a mercado ficam presas no book.
Esse artigo foi útil?