Saiba os custos para investimentos em Ações

Quais os custos para se investir em ações? 

Você conhece todos os custos envolvidos na compra ou venda de ações?   

Para ter consistência em seus investimentos, é essencial entender cada um dos custos que incidem sobre suas operações em bolsa. 

Corretagem: A taxa de corretagem é o valor cobrado para intermediar o envio de ordens entre o investidor e a B3. Esta taxa é cobrada cada vez que sua ordem de compra ou venda é executada.  

No modalmais a sua corretagem é definida pelo seu plano contratado. Para conferir o plano ideal para você, clique aqui

ISS, PIS e COFINS: São taxas que incidem sobre a corretagem. A alíquota do ISS pode variar de 2% a 5% sobre o valor da corretagem.  A alíquota total referente a PIS e COFINS é de 4,65%.

Emolumentos e taxa de liquidação: São taxas de negociação cobrados pela B3 em todas operações realizadas em bolsa. Fatores como o tipo de investidor, de operações e o valor investido impactam o valor cobrado dos emolumentos. 

Para o investidor pessoa física que realiza uma operação normal (não daytrade), os custos da B3 são: 

  • Negociação: 0,0050% 
  • Liquidação: 0,0250% 

Para as operações day trade para o investidor pessoa física, com volume financeiro de até R$ 1 milhão, os custos da B3 são: 

  • Taxa de Negociação: 0,005% 
  • Taxa de Liquidação: 0,0180% 

Importante: Os emolumentos podem ser alterados a qualquer momento pela B3. Confira o site da B3 clicando aqui

Imposto de Renda (IRFP):  A cobrança de imposto de renda sobre suas vendas de ações é cobrada de forma diferente a depender do tipo de operação realizada: 

Operação comum: Para o investidor pessoa física, há isenção de IR para vendas de até R$ 20 mil no mês. Vendas acima desse volume estão sujeitas a alíquota de 15%.   

Operação Day trade: Não há isenção de IR para operações day trade (compra e venda no mesmo pregão). A alíquota para essa operação é de 20% sobre o lucro na venda. 

Saiba tudo sobre declaração de IR para o mercado Bovespa clicando aqui

Taxa de Custódia:  Trata-se da taxa para armazenamento de seus ativos. No modalmais, esta taxa é ZERO.

Esse artigo foi útil?