Como emitir o DARF na Calculadora de IR?

Após efetuar as conferências necessárias e confirmar que estão corretas, você poderá emitir o DARF através do menu: Relatório > DARF Mensal. Deve selecionar o ano que deseja visualizar se tem DARF a pagar e clicar em “Pesquisar”. Para imprimir o DARF, deve selecionar o mês que deseja pagar e clicar em “Imprimir”.

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Você será redirecionado para outra tela, onde deverá preencher nome, telefone, pessoa física, CPF, data que efetuará o pagamento, selecionar que conferiu os documentos e clicar em “Ok”. Somente utilizar o campo “Valor já recolhido em outro DARF” caso esteja efetuando um DARF de acerto.

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Em seguida, será emitido o DARF.

ATENÇÃO:

  • Caso não seja necessário pagar DARF, de acordo com as regras de pagamento de imposto, será informado na tela de DARF mensal ou então o mês não será listado nas opções de meses de pagamento.
  • Você deve pagar o DARF somente após o encerramento do mês de apuração.

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  • Cálculo de DARF de meses anteriores

Caso queira pagar o DARF de meses anteriores, o sistema fará automaticamente o cálculo dos juros e das multas devidas, segundo data informada no campo “Data de Pagamento”. Ao gerar o documento, o DARF já será impresso acrescido desses valores.

Se o DARF a pagar for abaixo de R$ 10,00 o sistema não fará a emissão, pois não são aceitos pela receita. O sistema irá informar o valor que tem a pagar, porém este valor será acumulado para os meses seguintes até atingir um valor superior a R$ 10,00.

  • O prazo do recolhimento do Imposto de Renda apurado no mês é até o último dia útil do mês seguinte.
  • Você deve imprimir o DARF e informar que ele foi pago:

Após pagar o DARF, o cliente deve informar este pagamento no sistema através do menu Administração > DARF Pago, selecionar o menu “Novo” (à esquerda na tabela), preencher os campos e clicar em “Salvar”.

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Após fazer os procedimentos acima, você estará apto para emitir o DARF.

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