Estratégias para Operações Day Trade

Ao operar, é importante definir qual estratégia você irá utilizar em suas operações. Abaixo, vamos trazer alguns desses conceitos, para que você os entenda melhor e saiba que existe um leque de estratégias operacionais que podem ser estudadas.

Scalper

Scalping é uma estratégia de Day Trade que envolve um grande volume de transações diárias, num curtíssimo espaço de tempo.

Por esse motivo, um scalper trader pode negociar entre 20-30 operações por dia. Para isso, claro, é preciso ficar 100% focado e dedicado na análise das movimentações, minuto a minuto.

Esse é aquele cenário de filme que comentamos acima, onde os corretores estão de olho nos gráficos e há muita ansiedade envolvida.

Dessa forma, essa é uma estratégia recomendada para investidores experientes, capazes de avaliar a tendência de movimentação dos ativos em um prazo tão curto.

Análise técnica

análise técnica, ou análise gráfica, é uma metodologia de análise muito utilizada pelos traders.

Através de gráficos, o investidor pode acompanhar a movimentação das ações, tomando decisões com base nesses padrões visuais.

É a técnica de análise mais utilizada para prever se um preço vai subir ou cair. É utilizada para auxiliar o investidor se desfazer de sua posição rapidamente.

Por isso, se você deseja operar com day trade, é preciso dominar os padrões de candle. Os candles são marcações dos gráficos, que mostram:

  • se o ativo está em alta ou em baixa no período;
  • o preço do ativo no momento da abertura do pregão;
  • o preço do ativo no momento do fechamento do pregão;
  • os limites máximos e mínimos, conforme tendência prevista.

Tape reading

estratégia de Tape Reading visa avaliar o fluxo de ordens fechadas, procurando tendências de mudanças nos preços, provocadas pelos grandes investidores.

Em resumo, avaliar quais são os movimentos que os investidores estão fazendo, e se inspirar neles. Uma forma de “seguir o fluxo”.

No entanto, essa não é considerada uma técnica de análise de investimento, já que você não baseia suas decisões sob o histórico de preços, mas pelo comportamento do mercado.

Stop loss

Já comentamos sobre essa funcionalidade, mas vamos explicar como ela funciona.

Em suma, com stop loss você limita um valor mínimo (ou máximo) para venda ou compra de determinado ativo, a fim de controlar seu risco.

Por exemplo: se você comprou uma ação a R$ 10, esperando vendê-la por um valor maior, é possível definir se você aceita perder no máximo 10%, caso a ação caia ao invés de subir.

Ao utilizar o stop loss, seu ativo será automaticamente vendido quando chegar a R$ 9. Assim, você mantém o controle do seu prejuízo, evitando perder mais dinheiro. 

Alavancagem

Com a alavancagem, é possível movimentar valores superiores ao seu capital. Existem vários formatos de investimentos que aceitam esse recurso, que acaba sendo muito útil para quem sabe usá-lo com sabedoria.

Assim, o investidor precisa somente de uma margem de garantia (que pode ser seus valores investidos em renda fixa), um percentual que assegura a cobertura do prejuízo, caso ele aconteça.

Operar a descoberto

É muito comum pensarmos nas operações de compra e venda de ações. Ou seja: comprar por um valor mais baixo e vender por um mais alto, e ganhar nessa variação.

Porém, essa não é a única maneira de rentabilizar seus investimentos no day trade. Uma estratégia que pode ser utilizada é a operação a descoberto (ou vendido).

Você opera a descoberto quando vende uma ação (sem realmente possuí-la) para recomprá-la depois, por um valor menor. Ou seja: você vende quando a ação está em alta, e a compra de volta quando o valor cai.

Então, lembre-se que você não precisa apostar somente em títulos com potencial de crescimento. Também é possível ganhar dinheiro com os ativos em queda!

 Simulador de day trade

Use um simulador de day trade para aprender a operar sem arriscar seu dinheiro real.

Você já jogou poker online? Uma boa forma de começar é usando moedas virtuais, que não possuem valor monetário real. Dessa forma, você aprende estratégias e desenvolve suas habilidades sem arriscar seu dinheiro.

No day trade, você também tem essa opção. Existem diversos simuladores que podem auxiliar no processo de aprendizagem.

Com um simulador, você executa ordens de compra e venda, analisa dados e toma suas decisões, como se estivesse operando de verdade. Porém, sem gastar nada para isso.

Essa, sem dúvida, é uma estratégia inteligente para ganhar alguma experiência com o home broker e com a metodologia deste formato de investimentos. Assim, você reduz seus riscos quando começar a operar pra valer!

Esse artigo foi útil?