Dúvidas mais comuns sobre Day Trade

É possível viver de Day Trade?

Sem dúvida, é possível sim. Mas como toda profissão, exige estudo, esforço, dedicação e paciência.

Por exemplo, imagine que você seja um analista de RH e decida mudar de profissão, migrando para a área de exatas. Você faz uma nova faculdade de Engenharia, começa num novo emprego, talvez como estagiário e, aos poucos, vai subindo na carreira.

Você conquista seu espaço conforme sua experiência permite. O mesmo acontece com quem deseja iniciar uma carreira de trader.

É possível alcançar uma rentabilidade capaz de sustentar um ótimo estilo de vida, mas isso não acontece de um dia para o outro. Até lá, o caminho é longo e, provavelmente, muitos prejuízos podem ocorrer.

Se sua intenção é se dedicar exclusivamente na operação do day trade, comece pequeno. Estude, simule, faça pequenas experiências. Tenha um fundo de reserva voltado somente para isso. Precisa ser um dinheiro que você possa perder, sem comprometer sua qualidade de vida.

Assim, aos poucos, você irá aprender todos os melindres da profissão, e poderá investir valores mais substanciais para, de fato, conseguir viver como trader.

Como funciona o imposto cobrado do Day Trade?

Assim como qualquer outro investimento, as operações de day trade também são passíveis de impostos – e, nesse caso, eles são mais altos!

A alíquota cobrada pelo imposto de renda é de 20% sobre o lucro da operação, descontando os valores pagos para a corretagem.

Além do IR, você tem o pagamento do ISS (imposto sobre serviço), no valor equivalente a 5% sobre a taxa de corretagem e emolumentos.

É importante lembrar que você tem outros custos envolvidos, como a corretagem, a taxa de custódia e as taxas de TED para transferência de valores de sua conta bancária para a conta da corretora escolhida.

Tudo isso varia de corretora para corretora. Mas você deve levar em consideração todas as taxas na hora de avaliar se uma operação foi lucrativa de fato, ou não.

O que é zerar posição no Day Trade?

O day trade, como você já sabe, envolve comprar e vender o título dentro do mesmo dia. Assim, você deve terminar o dia com a posição zerada.

O que significa zerar a posição no Day Trade? Todos os ativos que foram comprados naquele dia, foram vendidos no mesmo dia (ou vice-versa). Se você comprou 10 ações, e até o fechamento da Bolsa, no mesmo dia, você vender as 10 ações, você zerou sua posição.

Esse artigo foi útil?