Termos e conceitos utilizados na Previdência Privada

  • Idade de Saída ou Idade de Aposentadoria

Representa a idade em que você passa a receber a seu benefício da aposentadoria. A sugestão para Homens é de 65 anos e 60 anos para mulheres. A idade mínima estabelecida pela SUSEP é de 55 anos. Pode ser alterada a qualquer momento durante o período de acumulação através do site ou APP do modalmais

  • Valor inicial

Corresponde a uma contribuição inicial, adicional, que eleva o montante inicial do plano de previdência, utilizando um valor que você já possui.

  • Valor acumulado

Significa o montante que você terá ao final do período de acumulação definido entre a data de hoje e a data da sua idade de saída ou idade de aposentadoria.

  • Contribuição Mensal

Significa os valores recorrentes mensais que devem ser pagos para poder constituir o montante desejado ao final na data da aposentadoria. Pode ser alterada a qualquer momento durante o período de acumulação através do site ou APP do modalmais.

  • Reserva

É o valor correspondente ao total de recursos aplicados pelo participante, mais seus rendimentos líquidos de taxa de administração, constituídos durante o período de acumulação. A reserva do cliente servirá de base para o cálculo futuro da renda de aposentadoria do participante.

  • Excedente Financeiro

O excedente financeiro é a diferença, se positiva, entre a rentabilidade obtida pela seguradora ao aplicar os recursos do plano no mercado financeiro (reserva matemática de benefícios a conceder) e o rendimento mínimo garantido em contrato.

  • Tábuas Atuariais

As tábuas atuariais são instrumentos científicos utilizados para mensurar a expectativa de vida do participante e são fundamentais para o cálculo dos benefícios das rendas com caráter vitalício e temporário. As tábuas mais utilizadas hoje no mercado brasileiro de previdência são AT-2000 e BR-EMS. No momento do cálculo, a tábua possui um papel muito importante, pois a partir dela é calculada a longevidade esperada para o pagamento da renda naquela idade. Dito isto, quanto maior a longevidade esperada, menor a renda.

Esse artigo foi útil?