Tesouro RendA+: nova opção para complementar sua previdência

A partir de 30 de janeiro de 2023, o investidor terá uma nova opção para planejar sua aposentadoria: o Tesouro RendA+. O novo título do Tesouro Direto tem como objetivo ser uma opção simples e segura para os investidores que buscam uma renda extra ao se aposentar – o que inspira o nome: “renda a mais”.

Isso se deve à possibilidade de os rendimentos da Previdência Pública (INSS) não bastarem para custear as despesas justamente quando necessário. Logo, a proposta desse título é gerar uma renda complementar à Previdência Pública (INSS) e às alternativas de formação de reserva de longo prazo.

Ficou com alguma dúvida? Vamos agora te explicar tudo o que você precisa saber sobre esse novo título público!

Como funciona na prática?

O investidor escolherá um ano para "se aposentar” a partir de 2030 e o título garantirá uma renda mensal complementar a partir do dia 15 de janeiro do ano escolhido durante 20 anos, totalizando 240 pagamentos mensais. Essa renda será uma espécie de salário e devidamente corrigida mensalmente pelo IPCA. A taxa de juro real a ser recebida acima da inflação será prefixada no ato da compra do título e garantida caso o investidor permaneça até o recebimento do seu último pagamento mensal (tal como já ocorre com as atuais NTN-Bs, que garantem o IPCA acrescido de uma taxa prefixada, caso o título não seja vendido antes de seu vencimento).

O título é híbrido (indexado ao IPCA + uma taxa pré-fixada). Ou seja, preserva o poder de compra do investidor no longo prazo ao garantir ganhos acima da inflação.

Dúvidas Principais

  • O que é o Tesouro RendA+?
    É o novo título do Tesouro Direto feito para você que quer ter uma renda extra na aposentadoria.


  • Como o RendA+ funciona?
    Você investe no título do RendA+ durante o período de acumulação e, após este período, você passa a receber os frutos desse investimento mensalmente por 20 anos (esse é o período de conversão).


  • O que é o período de acumulação?
    Período que o investidor realiza suas aplicações.


  • O que é o período de conversão?
    É o período que o investidor começa a receber sua renda extra mensal.


  • Quais são as datas de vencimento disponíveis?
    As datas disponíveis inicialmente são: 2030, 2035, 2040, 2045, 2050, 2055, 2060 e 2065.


  • Posso resgatar o Tesouro RendA+ antes do fim do período de acumulação?
    Sim. Após o período de carência desse título que é de 60 dias contados da data de liquidação da compra, é possível resgatá-lo estando sujeito ao preço de mercado praticado no momento.


  • O RendA+ está sujeito à marcação a mercado?
    Sim.


  • Taxa de Custódia:
    O RendA+ não cobrará absolutamente nada para quem levar o título até o final (até o limite de 6 salários-mínimos de renda, havendo taxa de 0,10% sobre o excedente).

Caso os títulos sejam vendidos antecipadamente (antes do vencimento), há uma taxa sobre o valor de resgate que dependerá do prazo de saída: Essa taxa será cobrada no ato do desinvestimento, diferentemente dos outros títulos que a cobram semestralmente no início de janeiro e de julho (0,10% cada vez, totalizando 0,20% ao ano).

mceclip0.png

Se tiver mais dúvidas sobre os títulos do Tesouro Direto, não deixe de consultar nossos artigos sobre o tema.

Agora se busca soluções para previdência, conte com o conteúdo que preparamos para sua aposentadoria.

Esse artigo foi útil?