Mecanismo de devolução Pix

Você sabia que à partir do dia 16 de novembro de 2021 será possível solicitar devolução de Pix? 

Qual o objetivo do mecanismo de devolução Pix?

O Banco central visa através desse mecanismo, padronizar as regras e procedimentos na devolução de valores nos casos em que exista suspeita de fraude ou nas situações em que se verifique falha operacional nos sistemas das instituições envolvidas na transação.

Como funciona: 

O cliente irá solicitar a devolução de Pix através de sua área logada na central de ajuda inserindo as informações solicitadas no formulário, após esse procedimento será feito uma análise detalhada em conjunto com a instituição financeira em que o Pix foi enviado. 

Para solicitar, siga o passo a passo, abaixo:

1. Clique no ícone mceclip0.png localizado ao lado superior direito de sua área logada;

2. Assim que abrir a central de ajuda, clique no ícone  mceclip1.png localizado ao lado superior esquerdo;

3. Clique em "Envie uma solicitação"

4. Clique em "Conta modalmais"

5. Selecione o tema "Mecanismo de devolução Pix"

Se preferir, clique aqui e veja o tutorial que preparamos para você.

Bloqueio preventivo: 

Caso o cliente tenha saldo disponível em conta será feito o bloqueio preventido do valor que foi solicitado a devolução. 

Exemplo 1: João que tem conta no Modal enviou um Pix de R$100 para Maria que tem conta no banco X. Nesse caso, o banco X realizará o bloqueio preventivo na conta de Maria no valor de R$100 até que à analise seja finalizada. 

Exemplo 2:  Caso Carlos do banco X envie um Pix para João (cliente Modal) no valor de R$50, o Modal realizará o bloqueio preventivo de R$50 na cconta de João até que a análise seja finalizada.

Esse bloqueio é permitido pela Resolução BCB 103. 

Qual o prazo que tenho para solicitar a devolução?

Você poderá acionar o mecanismo de devolução Pix em até 90 dias corridos após a transação.

Por quanto tempo o valor recebido via Pix será bloqueado preventivamente? 

Tanto se o cliente Modal registrar ou receber questionamento a conta será bloqueada por 72horas para análise do valor Pix recebido. 

Tenho um bloqueio preventivo em minha conta, isso significa que não terei mais acesso ao dinheiro?

O cliente não terá mais acesso ao dinheiro caso a análise seja aprovada pelo Modal quando a solicitação de devolução vier do banco que solicitou o bloqueio. Caso a análise não seja efetivada, o valor será desbloqueado para uso.

Devo fazer um boletim de ocorrência?

Orientamos todos os clientes que caírem em golpes registrarem Boletim de ocorrência e anexarem o mesmo no formulário de solicitação de devolução.

O que preciso fazer para ajudar na prova de uma fraude?  

Quanto mais informações tiver melhor será para fortelecer o questionamento, como:

  • comprovantes;
  • prints;
  • dados de destino;
  • data e hora;
  • valor.

Serei notificado sempre que houver questionamento de devolução em meu nome?

Sim, todos os clientes serão notificado via e-mail quando for solicitado devolução de Pix, bem como os resultados das análises.

Em quais casos minha solicitação de devolução pode não ser aceita?

Caso seu questionamento seja identificado como desacordo comercial sua solicitação não será acatada. 

O que é desacordo comercial?

Desacordo comercial nada mais é do que uma desavença que o cliente tem com um vendedor. Exemplo: o cliente adquiriu um produto ou serviço mas teve problemas como em não receber; recebeu o produto com defeito; recebeu o produto diferente da compra; entre outros.

 

 

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