Entenda tudo sobre o Termo de Desenquadramento

Antes de entender sobre Termo de Desenquadramento, é importante esclarecer os parâmetros para definição do Perfil do Investidor, que são regulados na ICVM 539/13, que dispõe sobre a definição de perfil, verificação da adequação dos produtos, serviços ou operações ofertadas.

O Perfil de Investidor serve para orientar as escolhas de produtos compatíveis com seus objetivos, de acordo com a sua tolerância a risco e as suas expectativas de investimentos. Este perfil e é definido através do Suitability, que é o resultado do conjunto de informações fornecidas através do preenchimento de um questionário, com perguntas sobre seus objetivos de investimento, situação financeira e conhecimento do mercado financeiro. Este perfil terá como propósito ajudar você, investidor(a), a identificar e verificar quais os produtos ofertados pelo modalmais são mais adequados para atender suas necessidades.

Desta forma, o modalmais indicará as aplicações financeiras de acordo com o perfil do cliente, podendo ser conservador, moderado ou arrojado:

Conservador – Busca consistência na gestão e preservação do capital. Tem preferência por produtos de baixo risco e consequentemente possui tolerância baixa ao risco;

Moderado – Não abre mão da segurança na hora de investir, mas está aberto a maiores riscos para obter melhor rentabilidade. Busca retornos superiores ao CDI no médio prazo em diferentes mercados, com pequena exposição a ativos de risco. Tolerância média ao risco.

Arrojado – Assume riscos mais altos na busca de uma rentabilidade mais expressiva, maximizando ganhos no longo prazo.

Ok, mas e se eu quiser investir em um produto que não se enquadra no meu perfil?

Quando o investidor deseja investir em um produto financeiro que não se enquadra no seu Perfil de Investimento, há a possibilidade de preenchimento de um novo questionário para que seja feita uma reavaliação do Perfil, considerando os novos objetivos de investimentos. No entanto, caso o cliente queira investir em determinado produto que não se enquadra no seu perfil sem que seja feita essa reavaliação e reclassificação, disponibilizaremos o Termo de Desenquadramento, onde o cliente se declara ciente quanto ao risco e demais características do produto, atestando que este não é abarcado pelo rol de produtos adequados ao seu perfil.

  • Quais os produtos e serviços são acompanhados pelo processo de Suitability?
  • Renda Fixa
  • Fundos de Investimento
  • COE
  • Renda Variável
  • Plataformas de Negociação
  • IPO/OPA
  • Margem Reduzida
  • Venda descoberta
  • Alavancagem Intraday
  • RLP
  • Termo

A categorização dos produtos de Investimentos observa, dentre outros, os seguintes critérios: riscos associados ao produto e seus ativos subjacentes; existência de garantias; prazos de carência e risco de liquidez associado.

Saiba em quais situações será aplicado o Termo de Desenquadramento

O Termo de Desenquadramento será aplicado nos casos em que o investidor desejar aplicar em um produto fora do seu Perfil de Investimentos e cuja classificação do produto escolhido para aplicação seja de maior risco. Vamos a um exemplo: caso você tenha um Perfil de Investidor moderado e queira investir em um produto conversador ou moderado, não vai precisar aceitar o Termo. Agora, se você quiser investir em um Fundo de Investimento com perfil arrojado, por exemplo, você precisará sim aceitar o Termo caso deseje investir nesse produto.

Então vamos lá:

  • Perfil Conservador: precisará aceitar os termos dos produtos moderados e arrojados
  • Perfil Moderado: precisará aceitar os termos dos produtos arrojados
  • Perfil Arrojado: não precisará aceitar os termos de nenhum dos perfis

Saiba como identificar os produtos e serviços recomendados ao seu perfil

Você consegue filtrar os produtos adequados e indicados ao seu perfil, tanto no site quanto no APP. Para isso, basta selecionar o Perfil desejado no site ou clicar em "Mais filtros..." no APP.

mceclip0.png

Saiba como identificar se o produto ou serviço escolhido é recomendado ao seu perfil e como realizar adesão ao Termo de Desenquadramento

Assim que você selecionar um produto que não esteja enquadrado no seu Perfil de Investidor, aparecerá uma tela dizendo que o produto em questão é recomendado para outro tipo de perfil.

Caso você esteja ciente e queira dar continuidade no seu investimento, será necessário que você selecione o campo "Estou ciente de que este produto não está de acordo com meu perfil de investidor e desejo confirmar a contratação.", conforme exemplo abaixo:

mceclip0.png

Caso queira, você pode reavaliar seu Perfil de Investidor clicando em "Reavaliar seu Perfil".

Qual é o Perfil de Investidor recomendado para quem quer investir na Bolsa de Valores?

Devido ao risco envolvido nas operações de Renda Variável, é recomendado que o investidor tenha um Perfil Arrojado. Caso o investidor tenha um Perfil Conservador ou Moderado e queira investir na Bolsa de Valores, será necessário que Reavalie o Perfil de Investidor preenchendo um novo formulário de Suitability ou assine o Termo de Desenquadramento.

Posso reavaliar meu Perfil de Investidor?

Sim. Você pode atualizar seu Perfil de Investidor por meio do preenchimento do questionário de Suitability. Para reavaliar seu Perfil de Investidor é simples! Clique abaixo e confira:

mceclip0.pngmceclip1.png

Esse artigo foi útil?