Tudo sobre uma reserva de IPO

Para fazer uma reserva em um IPO é necessário que você tenha conta em uma corretora de valores! Caso você tenha dúvidas sobre IPO, clique aqui e veja o artigo que preparamos para você!

Criamos um tutorial para te ajudar na hora de participar de um IPO! Para conferir, clique aqui ou siga o passo a passo.

Para participar de uma oferta de IPO pelo modalmais, na sua área logada acesse: ‘Investir > Oferta Pública’.

Principais dúvidas sobre reserva de IPO:

É necessário ter reservas de garantias na hora de fazer uma reserva?

Sim, para solicitar a reserva de uma Oferta Pública, você precisa ter disponível em patrimônio elegível, no mínimo, 10% do valor da reserva.

* Para reservas que tenham Lockup, o valor exigido passa a ser 100% em patrimônio elegível.

O que seria Perfil e Modalidade, na parte de Reservar?

Perfil seria para você informar se você seria ou não uma pessoa física vinculada a instituição que está realizando o IPO. 

Já, Modalidade, são algumas condições/estratégias e cada oferta pública tem sua específica, algumas pode ser com ou sem Lockup para pessoas não vinculadas, também teria com ou sem lockup para pessoas vinculadas, essa informação você consegue visualizar dentro do prospecto da oferta pública da empresa.

O que é lockup?

Em algumas ofertas, a empresa pode disponibilizar uma oferta com lockup. Esse é um período de carência, ou seja, o investidor que adquiriu as ações via IPO com lockup não pode vender as ações antes do período definido no momento da oferta.

O período de lockup não segue um padrão, ou seja, a empresa que define esse prazo.

Qual a prioridade do investidor que escolhe a opção com lockup?

A vantagem de fazer a sua oferta com lockup é que costumam ter prioridade na alocação de papéis, no IPO, ou seja, em IPO’s onde a demanda é superior a oferta, esses investidores que escolhem a clausula de lockup podem acabar adquirindo mais ações.

Porém, como desvantagem, essas ações terão que ser mantidas em carteira durante um período.

O que significa o campo ‘Condiciona a aceitação a preço máximo por ação?

Ao condicionar sua oferta a um valor máximo, você indica que aceita pagar o valor máximo pré-definido por aquela ação. Ao resultado da formação de preço, você pode ser os seguintes cenários:

  •  O valor que você condicionou é maior que o valor da oferta: Nesse caso, como você aceitava pagar mais do que o preço definido para aquela ação, a sua oferta será aceita.
  • O valor que você condicionou é menor que o valor da oferta: Nesse caso, como você condicionou sua oferta a um valor máximo, que foi menor do preço definido pela ação, você não levará ações dessa oferta.

Qual horário limite para efetuar a minha reserva?

O horário limite para efetuar a reserva é até às 15h, do último dia da reserva. Essa informação você consegue verificar na parte de Oferta Pública, após clicar em Reservar, em Regras específicas da corretora e Cronograma da Oferta, no exemplo abaixo, você precisaria até às 15h00 do dia 26/01/2022, 100% do valor da reserva solicitada.

mceclip2.png

Fiz minha reserva incorretamente, é possível cancelar?

Nesse caso, entre em contato imediatamente conosco e fale com um de nossos atendentes para verificar a possibilidade do cancelamento da sua oferta.

Fiz mais de uma oferta para o IPO, o que acontecerá?

Você só pode participar de reservas de IPO através de uma corretora. Então, temos dois cenários:

  • Você solicitou mais de uma oferta, para o mesmo IPO, todas pelo modalmais (todas na mesma modalidade): nesse caso, caso você tenha saldo, todas serão aceitas.
  • Em corretoras diferentes: Dependendo da ordem da sua solicitação (em qual corretora você fez a reserva primeiro), sua reserva de IPO pode ser cancelada;

Como consigo saber quanto que consegui adquirir da minha reserva de IPO?

Conforme falamos, se a demanda for maior que a oferta, pode ter rateio entre os investidores que solicitaram. Para saber com quantas ações você foi contemplado em sua oferta, ao final do IPO há a publicação do resultado da oferta. Nesse documento terá as informações da porcentagem de distribuição para cada modalidade da oferta.

Veja o vídeo que preparamos para você, explicando o que é, como funciona e como investir em um IPO através do modalmais.

Esse artigo foi útil?