Em qual título do Tesouro Direto eu devo investir?

Vamos lá!

O primeiro passo é saber e entender qual é seu objetivo final, para que fins você está poupando esse dinheiro? Gostaria de realizar uma viagem ano que vem? Comprar um carro daqui 5 anos? Comprar uma casa daqui 10 anos? É preciso definir se esse investimento tem um prazo de curto, médio ou longo prazo! A partir disso é possível identificar o melhor título pra você.

  •  Curto prazo (até 3 anos):

Se você deseja investir agora e retirar o dinheiro em até 3 anos, o melhor investimento seria o Tesouro SELIC, essa aplicação acompanha a variação (diária) da SELIC (taxa básica de juros do Brasil) e pode ser resgatada em qualquer dia sem risco de perder a rentabilidade. O indicado é que deixe o valor investido por no mínimo 1 mês, visto que se cobra IOF.

  • Médio Prazo (de 4 à 5 anos):

Se você já tem um dinheiro guardado, pode aplicar no Tesouro Prefixado, à partir do momento que você aplica, você já sabe o valor exato da rentabilidade do seu investimento. Não tem nenhum problema de ir aplicando de pouquinho em pouquinho por mês. Se quiser, é possível mesclar entre Tesouro Pré-fixado e Tesouro SELIC.

  • Longo Prazo (acima de 7 anos) e Longuíssimo Prazo (visando aposentadoria):

A aplicação mais indicada para Longo e Longuíssimo prazo é o Tesouro IPCA+, essa aplicação acompanha a variação da inflação ao longo do tempo (inflação do período + uma taxa pré-fixada -varia de 4 à 5%a.a-). Esse papel nos protege contra a inflação.

Obs.: Tesouro IPCA Juros Semestrais: só vale a pena se você não quer acumular a longo prazo e quer receber adiantamento de 6%aa. É um título para interesse em curto prazo.

Esse artigo foi útil?