Tudo sobre proventos

Um provento na Bolsa de Valores nada mais é do que uma remuneração que a empresa paga aos seus acionistas. Os principais proventos são: Dividendos, Juros Sobre Capital Próprio (JCP), Direitos de Subscrição e Bonificação. Entenda sobre cada um deles abaixo.

 

Quais são os significados dos termos data com e data ex?

Data com

A data com, também conhecida como data de custódia ou data-base, é a data limite que o investidor ou cotista precisa estar com os ativos em sua custódia para ter o direito de recebimento de Proventos ou participar de algum evento corporativo como Subscrições. 

O dia útil posterior a este período é a data ex.

Data ex

No pagamento de proventos, ela é o dia útil posterior a data limite para se comprar ações ou fundos, com a possibilidade de pagamento de proventos (Dividendos, Juros sobre Capital Próprio, Rendimentos, etc).

A data ex é definida pela B3, uma vez que ela precisa organizar e direcionar os pagamentos para os que detêm os papéis.

Se você está começando agora, é comum pensar que para ter direito aos proventos, seja necessário ter os ativos por um determinado tempo.

Na verdade, ao comprar as ações ou fundos de investimentos um dia antes da data ex-proventos, você já terá o direito de recebimento, tal como um investidor que já as possui há mais tempo.

Não deixe de acessar o artigo completo que preparamos sobre data com e data ex!

 

Dividendos

Os dividendos são uma excelente forma de investir e começar a construir sua independência financeira. Contudo, para criar uma carteira com ótima rentabilidade é importante conhecer quais os principais aspectos desse tipo de remuneração e como fazer boas escolhas.

Dividendos consistem na distribuição de parte do lucro líquido de uma empresa entre os seus acionistas em períodos definidos.

Os dividendos são parte do lucro de uma empresa distribuído aos seus acionistas. Eles podem ser pagos mais de uma vez por ano, como, por exemplo, os pagos trimestralmente.

Confira o artigo que preparamos sobre dividendos de ações.

 

Juros sobre Capital Próprio (JCP ou JSCP)

Assim como os Dividendos, o Juros sobre Capital Próprio (JCP) é uma forma de distribuição de lucros que a empresa paga aos acionistas. A diferença entre os dois proventos, é que no pagamento de JCP há cobrança de Imposto de Renda no momento do pagamento do provento. No dia do pagamento de JCP você irá notar que a empresa divulga o valor bruto, mas em sua conta será creditado o valor liquido (descontado o IR), visto que o IR é retido no momento do pagamento.

Para a empresa, o JCP é um artifício para diminuir o valor a ser pago em forma de tributos.

Confira o artigo completo que preparamos sobre Juros sobre Capital Próprio em nosso Blog.

 

Direito de Subscrição

A subscrição de ações ou fundos é o lançamento de novas ações ou cotas. Os acionistas/cotista da empresa têm preferência na compra dessas novas ações/cotas emitidas pela empresa, nas proporções, de acordo com os ativos já possuídos, pelo preço e prazo preestabelecidos.

Alguns direitos de subscrição podem ser negociados até determinado prazo, antes da data final para exercício. Após este prazo, o ativo deixa de existir.

Enquanto a conversão das novas cotas subscritas não for efetivada, você receberá na sua custódia o recibo de subscrição. Ele aparecerá em sua custódia com um código diferente, porém terá o mesmo valor da ação objeto.

Confira o artigo que preparamos sobre o direito de subscrição em nosso Blog!

 

Bonificação de Ações

A bonificação também é uma forma de aumentar o capital social de uma empresa, como na subscrição de ações.

Neste caso, a distribuição dos novos papéis é gratuita, pois a companhia realoca parte dos seus recursos para bonificar os seus acionistas.

Então, através da bonificação, não há entrada de capital, apenas uma redistribuição de valores.

No mercado, comumente, algumas empresas preferem converter o pagamento dos dividendos em novas ações. Assim, a bonificação em ações pode ser vista como uma forma de agregar valor aos acionistas.

Lembre-se que seu processo é semelhante à subscrição, onde há um comunicado que informa a proporção e datas importantes.

Porém, para exercer o direito, basta possuir os papéis da empresa em sua carteira, na data de corte da oferta. Neste caso, o valor das novas ações, geralmente, é o do mercado, na data antes da ex-bonificação.

 

Comprei ações na data com, tenho direito ao recebimento de proventos?

Sim! Conforme mencionamos acima, com o ativo (mesmo ainda não liquidado) na data com para a data ex, você já terá o direito do recebimento de proventos.

 

Onde encontrar meus proventos recebidos e provisionados no modalmais?

É simples! Siga o passo a passo abaixo para encontrar seu Extrato detalhado de bolsa ou clique aqui para conferir o guia prático!

  1. Acesse sua área logada do site;
  2. Clique na aba "Bolsa de Valores";
  3. Clique em "Proventos a receber".

 

Por que a data de pagamento dos meus proventos está como 31/12/1999?

Isso ocorre porque a data de pagamento ainda não foi definida pela empresa, porém o investidor já possui o direito de recebimento a este pagamento, exemplo:

mceclip3.png

Obs: os ativos mencionados acima não são recomendações de investimentos, apenas utilizamos como exemplo fictício da visualização dos provisionamentos de proventos.

Esse artigo foi útil?