Mecanismo de devolução Pix

Qual o objetivo do mecanismo de devolução PIX?

O Banco Central visa através desse mecanismo, padronizar as regras e procedimentos na devolução de valores nos casos em que exista suspeita de fraude ou nas situações em que se verifique falha operacional nos sistemas das instituições envolvidas na transação.

Como funciona: 

O cliente irá solicitar a devolução de PIX através de sua área logada na central de ajuda inserindo as informações solicitadas no formulário, após esse procedimento será feito uma análise detalhada pela nossa área de Prevenção à Fraude que vai julgar se a solicitação feita pelo cliente procede ou não. 

Para solicitar, siga o passo a passo, abaixo:

1. Clique no ícone mceclip0.png localizado ao lado superior direito de sua área logada;

2. Assim que abrir a central de ajuda, clique no ícone  mceclip1.png localizado ao lado superior esquerdo;

3. Clique em "Envie uma solicitação";

4. Clique em "Conta modalmais";

5. Selecione o tema "Mecanismo de devolução PIX".

Como solicitar a devolução de PIX?

6 STEPS

1. Clique no ícone de interrogação localizado na parte superior de sua área logada

Step 1 image

2. Clique em "Menu"

Step 2 image

3. Clique em "Envie uma solicitação"

Step 3 image

4. Clique em "Conta modalmais"

Step 4 image

5. Selecione o tema "Mecanismo de Devolulçao Pix"

Step 5 image

6. Preencha os demais campos e clique em "Enviar"

Step 6 image

Here's an interactive tutorial

** Best experienced in Full Screen (click the icon in the top right corner before you begin) **

https://www.iorad.com/player/1882949/Como-solicitar-a-devolu--o-de-Pix

Bloqueio preventivo

Caso o Banco Modal receba a solicitação de devolução de um PIX da Instituição por suspeita de fraude, será feito o bloqueio na conta do cliente.

Caso o Banco Modal envie a solicitação de devolução de um PIX para Instituição que recebeu o PIX enviado pelo cliente do Banco Modal, caberá a Instituição recebedora bloquear o valor na conta do cliente.

Exemplo 1: Foi enviado um PIX de R$ 100,00 do João que é cliente do Banco Modal para conta da Maria no Banco X. Quando o cliente fizer a solicitação da devolução e a área de Prevenção à Fraude julgar procedente, irá solicitar a devolução ao Banco X que deve imediatamente bloquear o valor de R$ 100,00 na conta da Maria.

Exemplo 2: Caso o Banco Modal receber do Banco X uma solicitação da devolução de um PIX na conta do João cliente do Banco Modal, o Banco deve bloquear imediatamente o valor na conta do João.

Qual o prazo que tenho para solicitar a devolução?

Você poderá acionar o mecanismo de devolução PIX em até 80 dias corridos após a transação.

Por quanto tempo o valor recebido via PIX será bloqueado preventivamente? 

Se o Banco Modal receber uma solicitação de devolução de um PIX será feito o bloqueio na conta do cliente do Banco Modal e esse bloqueio pode durar até 10 dias corridos.

Tenho um bloqueio preventivo em minha conta, isso significa que não terei mais acesso ao dinheiro?

Durante o período de até 10 dias corridos do recebimento da solicitação de devolução por parte do Banco Pagador, o cliente não poderá utilizar o valor que foi bloqueado. Caso a área de Prevenção a Fraude do Banco Modal julgue improcedente, será feita imediatamente o desbloqueio do dinheiro.

Caso a área de Prevenção a Fraude do Banco Modal julgue procedente, o valor será debitado da conta do cliente Modal.

Devo fazer um boletim de ocorrência?

Orientamos todos os clientes que caírem em golpes registrarem Boletim de ocorrência e anexarem o mesmo no formulário de solicitação de devolução.

O que preciso fazer para ajudar na prova de uma fraude?  

Quanto mais informações tiver melhor será para fortalecer o questionamento, como:

  • comprovantes;
  • prints;
  • dados de destino;
  • data e hora;
  • valor.

Serei notificado sempre que houver questionamento de devolução em meu nome?

Sim, todos os clientes serão notificado via e-mail quando for solicitado devolução de PIX, bem como os resultados das análises.

Em quais casos minha solicitação de devolução pode não ser aceita?

Caso seu questionamento seja identificado como desacordo comercial ou você tenha feito a transação para um destinatário que não era o que você queria, porém foi digitada a chave incorreta no momento da transação do PIX.

No momento de qualquer transação de PIX sempre é apresentado na tela do APP as informações do destinatário do recurso.

O que é desacordo comercial?

Desacordo comercial nada mais é do que uma desavença que o cliente tem com um vendedor.

Exemplo: o cliente adquiriu um produto ou serviço mas teve problemas como em não receber; recebeu o produto com defeito; recebeu o produto diferente da compra; entre outros.

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