O que é o PIX? Como funciona?

Basicamente o PIX trata-se de um novo meio de pagamentos que tem por objetivo principal facilitar a transferência de valores entre pessoas, bem como pagamentos. A diferença fundamental e mais marcante desse procedimento é a possibilidade de executar essas transações sem restrições de dias e horários.

O PIX é um processo que funcionará com base em dois pilares principais: na simplificação das informações e liberdade de realizar transações a qualquer momento, 24 horas por dia, em 24 horas do dia, 7 dias por semana, independentemente de feriado ou finais de semana.

Em outras palavras, o sistema é simples e se resume em realizar transações em tempo real e, além disso, sem que exija a intermediação de um terceiro. O valor sai da conta do pagador diretamente para o recebedor: tudo praticamente em tempo real, sem que ambos tenham que esperar alguns minutos, horas ou, até mesmo, dias para concretizar uma transação.

Para você ter uma ideia de como funcionará esse processo, basta utilizar como exemplo as transferências entre contas de um mesmo banco. Elas são instantâneas e podem ser feitas a qualquer momento do dia, e o valor é creditado imediatamente.

Com o PIX, esse benefício não ficará restrito apenas a contas de uma mesma instituição bancária e será estendido a transações:

  • Entre pessoas físicas ou jurídicas;
  • Entre pessoas e estabelecimentos comerciais;
  • Entre estabelecimentos comerciais e, até mesmo, entre entes governamentais.

Isso significa que, até mesmo os órgãos do Governo poderão receber pagamentos de tributos e taxas, por meio desse novo sistema.

Por que o PIX é benéfico para investidores?

Imagine que, em determinado dia, você perceba que as ações de uma empresa estão próximas de ter uma forte alta. Entretanto, ao abrir a sua plataforma de investimentos, verifica que não há recurso suficiente para entrar na operação. Para deixá-lo ainda mais aflito, nota que faltam apenas 5 minutos para as 17h.

Sendo assim, seria impossível abrir a sua conta no computador ou smartphone, realizar a TED e aguardar alguns minutos até chegar em sua conta na corretora ou no banco de investimentos.

Esse artigo foi útil?