Negociações travadas? Entenda tudo sobre o Circuit Breaker

As negociações podem ser suspensas no meio do pregão através do Circuit Breaker. Ele é um mecanismo de controle de oscilação do índice Bovespa, que interrompe as negociações, de acordo com as seguintes regras:

Regra 1: Se o Ibovespa atingir queda de 10% em relação ao fechamento do dia anterior, os negócios serão interrompidos por 30 minutos.

Regra 2: Após regra 1, e reabertos os negócios, se o Ibovespa atingir oscilação de 15%, os negócios serão interrompidos por 1 hora.

Regra 3: Após regra 2 e reabertos os negócios, caso a variação atinja 20% a Bolsa poderá determinar a suspensão dos negócios em todos os mercados por prazo indeterminado, e divulgará comunicado através de agências de notícias.

  • Informações importantes:

- Não há acionamento do circuit breaker na última meia hora de funcionamento de pregão (16h30).

- Caso haja circuit breaker na penúltima meia hora do pregão (16h00), na reabertura dos negócios, o horário será prorrogado em até 30 minutos, para garantir que tenha um período final de negociação de 30 minutos ao final do pregão.

  • O que fazer em caso de circuit breaker?

É necessário aguardar o retorno do pregão para bolsa.

  • Estou com operações abertas, e agora?

Nesse caso, é necessário aguardar o retorno das negociações para enviar novas ordens.

  • Posso cancelar uma ordem nesse período?

Não, é necessário aguardar o novo leilão de abertura do leilão, e caso sua ordem não esteja participando da formação do preço do leilão, poderá cancelar..

  • Existe variação máxima para o contrato futuro de WIN e IND?

Sim! Existe uma banda de limite para envio de ordens definida pela B3. Quando as ordens são inferiores ao preço definido elas são rejeitadas e as ordens a mercado ficam presas no book.

Esse artigo foi útil?