Configuração de Saldo Inicial

O procedimento de preenchimento de saldo inicial é fundamental.

Caso não tenha contratado a Calculadora de IR desde a sua primeira operação na Modalmais e possua custódia no último dia útil do mês anterior ao solicitado, é necessário informar esta posição em na calculadora.

Caso o saldo não seja informado, todos os cálculos da Calculadora de IR serão comprometidos.

1) Com Saldo inicial a ser lançado

Serão necessários os seguintes dados:

a) O custo médio ponderado de cada posição existente na Data Inicial.

b) O valor do prejuízo acumulado Normal e Day-trade a compensar na Data Inicial.

c) O saldo do IRRF (Imposto de Renda Retido na fonte) sobre operações Normais e sobre Day-trade a compensar na Data Inicial

2) Sem Saldo Inicial e sem lançamento de Notas:

É indicada para ao investidor que:

a) Está iniciando as operações agora; ou

b) Não possui saldo em ações e nem Imposto de Renda ou Prejuízo a Compensar.

  • Saldo Inicial de Ações/Futuros

Acesse Configurações >Implantação > Saldo Inicial de Ações/Saldo Inicial BM&F. Em seguida, selecione “Novo”.

11.png

ic1.png Novo – Este ícone fornece acesso às áreas de cadastro de novas informações na calculadora. Através desse ícone é possível acessar as telas para cadastrar nota de corretagem, agentes financeiros, dividendos, juros, termos e etc...

ic2.png Alterar – Através deste ícone o usuário terá acesso às áreas que possibilitam a alteração de informações já cadastradas na calculadora.

ic3.png Excluir – Após realizar a pesquisa e identificar a informação desejada o usuário poderá excluir a informação ao clicar neste ícone.

22.png

Pagina Inicial > Configurações > Implantação > Saldo Inicial de Bovespa

Informe o Ativo, Quantidade, Preço médio de aquisição e o Valor total investido no ativo. O campo Lote se auto preencherá ao informar o código do ativo.

O campo Mercado só deverá ser alterado no caso de Opções de compra (OPC) e Opções de venda (OPV).

Se algum Ativo do saldo inicial teve “Split” ou “Inplit”, calcule o preço médio com o total do ativo que possui no momento.

Após o preencher todos os campos, clique no botão “Salvar”.

Selecionando o ícone Novo, você pode inserir posição de outro ativo, efetuando o preenchimento de todos os campos novamente.

Se na data inicial, você não possuía ativos em custódia com o modalmais, não existe é necessário informar o saldo inicial. Vá em Administração > Pendência e marque a pendência como resolvida.

*A base teórica é a mesma para a inclusão de saldos para Ações e Futuros, basta informar os contratos, a posição e a quantidade somados com ajustes e emolumentos.

Esse artigo foi útil?