Fundos de Investimento Imobiliário - FII

  • O que são?

Os Fundos de Investimento Imobiliário (FII) destinam-se ao desenvolvimento de empreendimentos imobiliários, como por exemplo, construção de imóveis, aquisição de imóveis prontos.

Esses fundos são comercializados na forma de Fundos fechados, que podem ter duração determinada ou indeterminada.

Imagine ser sócio(a) de um Shopping Center? ou então de Prédios luxuosos? Investindo em fundos de investimentos imobiliários, você consegue.

  • Como comprar?

Os FIIs são cotados pela B3, sendo assim, você realiza a compra de FIIs assim como uma ação, diretamente no seu Home Broker!

  • Onde vejo os Fundos de Investimentos Imobiliários listados pela Bolsa?

Clique aqui para ver a lista!

  • Tentei comprar/vender um FII mas a ordem foi rejeitada, o que pode ser?

Alguns FIIs são somente para Investidores Qualificados*, caso você não seja e tente comprar, a ordem será rejeitada.

Caso você tenha um FII em custódia, tente vender e a ordem é rejeitada, pode ser que esse fundo tenha virado para Investidores Qualificados. Nesse caso, clique na lista abaixo e confira se realmente o FII tenha virado para Investidor Qualificado. Se sim, entrar em contato com nosso atendimento para que a venda seja realizada pela Mesa de Operações.

*Investidor Qualificado: De acordo com essa classificação, para ser um investidor qualificado a pessoa — física ou jurídica — deve apresentar dois requisitos:
- Possuir investimentos financeiros que superem o montante de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais);
- Atestar por escrito, mediante termo próprio, a sua condição de investidor qualificado.

  • Onde vejo os FIIs que comprei?

- Clique na aba 'Meu dinheiro > Meus Investimentos > Bolsa de Valores'

  • Qual a corretagem para investir em FII?

Aqui no modalmais você não paga corretagem para investir em FII.

*As notas de corretagem são atualizadas ao final do dia, ou seja, assim que comprar o FII pode ser que apareça a cobrança de corretagem, pedimos por gentileza que considere a Nota ao final do dia.

*FIP, FIA, Fundos Setoriais, FIM-RV, FIM-INFRA, FI-INFRA, FIAGRO e direitos de subscrição de fundos seguem custo de corretagem conforme tabela de preços.

  • Fundos de Investimentos Imobiliários(FII) tem a cobrança de imposto de renda(IR)?

Os Fundos de Investimentos Imobiliários, possui isenção do Imposto de Renda, quando nos referimos aos rendimentos. Já, quando nos referimos aos ganhos auferidos em venda de cotas de fundos imobiliários os investidores são tributados à alíquota de 20%, sendo o IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte) na alíquota de 0,005% para operações Swing Trade e 1% para operações Day Trade.

Os rendimentos isentos são creditados periodicamente na conta do cotista, em geral, esses rendimentos são como "alugueis" recebidos pelos fundos. Porém, vale ressaltar que para o cotista ter a isenção do imposto de renda em rendimentos, os fundos precisa respeitar a três condições, sendo elas: 

I. As cotas do Fundo de Investimento Imobiliário sejam admitidas à negociação exclusivamente em bolsas de valores ou no mercado de balcão organizado;

II. O Fundo de Investimento Imobiliário possua, no mínimo, 50 (cinquenta) quotistas;

III. Não será concedido ao quotista pessoa física titular de quotas que representem 10% (dez por cento) ou mais da totalidade das quotas emitidas pelo Fundo de Investimento Imobiliário ou cujas quotas lhe derem direito ao recebimento de rendimento superior a 10% (dez por cento) do total de rendimentos auferidos pelo fundo.

Caso alguma dessas condições não seja atendida, os rendimentos serão tributados.

Para saber como calcular o preço médio e gerar uma DARF para FII, clique aqui e veja o link que preparamos para você! 😉 

A Nathalia Arcuri preparou um vídeo pra você:

Esse artigo foi útil?