Quais são as vantagens do PIX?

  • Possibilidade de realização de transações a qualquer momento

Sem dúvidas, um dos benefícios mais marcantes e que já descrevemos brevemente em outros tópicos deste texto é a possibilidade de realizar transações a qualquer momento, como por exemplo aos finais de semana, sem grandes limitações

Isso proporcionará mais liberdade para os correntistas executarem transações de acordo com suas necessidades, não ficando atrelados a regras que, em muitos casos, são restritivas para o cliente.

  • Automatização e conciliação de pagamentos

Outro benefício é a automatização e conciliação de processos de pagamento. O PIX facilitará a identificação e o controle de entradas e saídas de recursos de uma pessoa física ou jurídica.

Essa funcionalidade será ainda mais interessante para empreendimentos comerciais, que utilizarão a tecnologia do sistema para criar parâmetros que facilitarão a identificação de pagamentos por parte de seus clientes.

  • Eletronização de meios de pagamentos

Outro benefício a ser conquistado é a eletronização de meios de pagamento, ou seja, a transformação de processos manuais pelos online. Nesse sentido, boletos, cartões de crédito e, até mesmo o dinheiro em espécie, serão cada vez menos utilizados.

Uma das principais limitações dos meios de pagamento que não utilizam moedas é o tempo em que o valor pode entrar na conta do recebedor e ser utilizado por ele.

Por isso, muitos descontos e benefícios em compras são concedidos apenas para transações que utilizam dinheiro em espécie. Com o PIX, a expectativa é que isso chegue ao fim e as empresas ofereçam as mesmas condições para pagamentos que utilizam a plataforma.

Afinal, ela eliminará o único motivo para que uma compra utilizando cartões e boletos não goze de benefícios específicos, que seria a demora para que o recebedor tenha acesso ao recurso.

Obviamente, isso pode demorar algum tempo para chegar a esse nível, pois nem todos os estabelecimentos começarão a utilizar a nova ferramenta logo após a sua autorização por parte do Banco Central.

Todavia, isso não deve demorar muito para acontecer, pois as pessoas tendem a receber muito bem as novidades que facilitam a sua rotina.

  • Facilidade de entrada para novos negócios

Uma das principais dificuldades que uma nova empresa enfrenta é a oferta de diferentes métodos de pagamento. Com o PIX e o desuso de cartões, boletos e demais meios, esse problema será resolvido.

À medida que as pessoas começarem a utilizar a plataforma, apenas a oferta dessa única forma de pagamento será necessária para uma pequena ou média empresa.

  • Diferencial competitivo a ser oferecido aos clientes

Por fim, o PIX poderá ser utilizado como um diferencial competitivo para as empresas oferecerem aos seus clientes, e quem ganha com tudo isso são os consumidores.

Assim, você poderá escolher fazer negócios apenas com bancos, instituições financeiras ou estabelecimentos comerciais que oferecem o PIX como método de pagamento.

Esse artigo foi útil?