Como declaro meus Fundos de Investimentos?

1° passo:

Para a declaração verifique as informações de fundos em seu Informe de Rendimentos. Depois, basta abrir a ficha “Bens e Direitos” e escolher o tipo de Fundo. Cada tipo tem um código diferente:

- Código 71- Fundo de Curto Prazo

- Código 72- Fundo de Longo Prazo e Fundo de Investimento de Direitos Creditórios

- Código 74- Fundos de ações

2° passo:        

  •  Para inserir um novo fundo clique em “Novo” ou simplesmente escolha “Editar” para atualizar o saldo de algum fundo que você já tenha declarado antes, no campo “CNPJ” você irá preencher com o CNPJ da sua instituição financeira. No campo “Discriminação você irá descrever o fundo usando nome e CNPJ do administrador informados no Informe de Rendimentos.

  •  Rendimentos: vá na ficha “Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva/definitiva”. Basta clicar na opção e preencher as informações tais como estão no informe de rendimentos.

Lembrete: quando você for declarar rendimentos, no campo beneficiário selecione a opção “Titular”. Preencha com o CNPJ, nome da fonte pagadora (administrador) e valor dos ganhos líquidos obtidos no ano exatamente como constam em seu Informe de Rendimentos. No último campo, não é preciso detalhar cada fundo de forma individual, apenas a soma por administrador. Se houver mais de um administrador, repita o preenchimento.

Esse artigo foi útil?