Doador

O aluguel de ações é um tipo de operação que pode ser feita na bolsa de valores onde uma pessoa “empresta” um ativo para outra pessoa mediante o recebimento de uma taxa de aluguel pelo prazo em que as ações ficam emprestadas.

Na estratégia de Doador, o investidor tem ações que no geral não pretende vender no curto prazo e, para obter uma renda extra, as disponibiliza no mercado BTC para que sejam alugadas. 

  • Como posso disponibilizar minhas ações para aluguel? 

Para alugar suas ações, basta que você entre em contato com o Atendimento e manifeste a intenção de alugar suas ações, informando o ativo, quantidade, prazo de disponibilidade e a taxa à qual pretende disponibilizá-las.

Se preferir solicitar de forma ainda mais prática, utilize o formulário específico aqui.

Certifique-se de que suas ações estejam disponíveis na carteira livre, a 21016*, e que estejam devidamente liquidadas, ou seja, tenham sido compradas há no mínimo dois dias úteis antes, não menos que isso. 

  • Como saber a qual taxa disponibilizar minhas ações para aluguel? 

A taxa à qual você irá disponibilizar seus ativos, ou seja, o quanto cobrará do tomador de suas ações, será decidida por você. Mas, para cobrar uma taxa mais aproximada ao que está sendo praticado a mercado, acesse a página da B3 aqui, localize o ativo e utilize como base a informação da coluna Média Ponderada.

  • A partir de quando o aluguel de suas ações passa a rentabilizar?

 A partir do momento em que elas são alugadas pelo tomador. Enquanto estiverem apenas na carteira 28010significa que estão apenas disponíveis no BTC, mas ainda não foram alugadas. Logo, ainda não há ninguém pagando por utilizá-las.

  • Quanto você irá receber por cada aluguel? 

Depende da taxa à qual você disponibilizou e por quanto tempo o tomador permanecerá com seus ativos. Para saber como calcular, clique aqui.

  • Quando o tomador encerra/finaliza o contrato de aluguel e devolve as ações ao Doador, elas voltam ao BTC? 

Não. Quando devolvidas a você, as ações voltam à carteira livre, a 21016. Caso queira, para que elas voltem a ficar disponíveis para aluguel no BTC, você deve novamente entrar em contato com o Atendimento, seguindo o procedimento indicado no início deste artigo. 

*Você conhece o Modal Investidor? Ele é o nosso Home Broker, tem fácil acesso e pode ser utilizado também para a consulta de sua posição.

Caminho para acessar Modal Investidor e consultar sua posição:

    • Menu lateral esquerdo do site > Bolsa de valores > Acessar Home Broker’. Com o Home Broker aberto, localize a janela ‘Acompanhamento de Ordens > Custódia’.
    • Para clientes que ainda não migraram: ‘Bolsa > acessar modal investidor’. Com o Home Broker aberto, localize a janela ‘Acompanhamento de Ordens > Custódia’.

Na carteira 21016 – Carteira livre, você localizará os ativos que possui em sua carteira livre para movimentação. 

Na carteira 28010 – Empréstimo de Ações Doador, você localizará seus ativos que já estão disponíveis no BTC para serem alugados. 

Na carteira 28020 – Aluguel Doador, você localizará seus ativos que já foram alugados (tomados) por algum investidor, por meio do BTC. Quando os ativos estão sob esta condição, um contrato foi firmado, esta atualização só será demonstrada na carteira 1 dia útil depois. 

Esse artigo foi útil?