O que é Long & Short?

A estratégia de Long & Short consiste em uma operação casada, na qual um investidor mantém uma posição vendida em um ativo e comprada em outro. É uma operação de mercado neutro (Cash Neutral), pois teoricamente, é realizada com financeiro perto de zero, sem a necessidade de “desembolsar” dinheiro para operação no intuito de obter um residual financeiro (lucro ou prejuízo) da operação quando liquidá-la. Esta operação permite alavancagem financeira, pois é lastreada em garantias.


Dependendo de como for estruturado o Long Short, pode prevenir o investidor do risco de correlação com o índice Beta do mercado (correlação com índice de ações a qual pertence a ação negociada). Ou seja, muitas vezes anulando o Risco Sistemático. Não interessa neste caso se o índice da bolsa cai 10% ou sobe 10%, a operação pouco sofre influência deste fato. Como exemplo, se o Ibovespa cair 10% e o ativo Long cair 10%, mas o ativo Short cair 15%, a operação gerou um lucro de 5% no diferencial dos dois papéis.


Long & Short é um tipo específico de operação no qual busca-se a neutralidade em relação aos índices principais do mercado. Trata-se basicamente de uma operação de arbitragem entre papéis. A arbitragem entre dois ativos busca performance relativa entre ambos, ou seja, que a posição comprada perfome melhor que a posição vendida ou vice-versa. Operações de L&S na B3 são mais comuns entre ações que pertençam ao menos a um mesmo índice de mercado (Ibovespa, IBrX ou IBRX 50)

Esse artigo foi útil?