O que é uma OPA?

A OPA, Public Acquisition Offer, ou em português Oferta Pública de Aquisição, é exatamente o contrário do IPO.

Enquanto no IPO a empresa deseja colocar suas ações no mercado, quando decide fazer uma OPA, ela irá fazer o contrário, ou seja, recomprar suas ações que estão em negociação na bolsa de valores.

A OPA é regida pela Instrução CVM 361, de 05 de maio de 2002, na qual aborda sobre princípios gerais, formas de avaliação, intermediação, liquidação financeira, instrumento da OPA, publicação e leilão

De acordo com o objetivo da OPA, elas podem ser obrigatórias ou voluntárias. E abaixo vamos entender cada tipo de OPA:

  1. OPA voluntária: onde é voluntária a participação dos atuais detentores de ações.
  2. Cancelamento de registro: nesse caso a empresa deseja não ser mais uma companhia aberta, e ela é obrigada a recomprar as ações em negociação.
  3. Aquisição de controle: essa modalidade acontece onde a empresa está com objetivo de adquirira o controle da companhia, que está com o capital pulverizado, por ter as ações negociadas e bolsa.
  4. Alienação / Tag along: é obrigatório quando há a troca de controlador de uma companhia. 

Principais dúvidas:

  • Por que uma empresa decide fazer uma OPA?

A empresa pode escolher fazer uma OPA por diversos motivos, como por exemplo, deixar a gestão da empresa mais concentrada.

  • Como funciona o pedido de fechamento de capital?

A partir do momento que a empresa decide fechar seu capital, ela precisa publicar um fato relevante, avisando seus acionistas sobre a decisão. Após publicação do fato relevante, a empresa tem 30 dias para pedir o fechamento de capital, e fica a decisão para a CVM, em até 60 dias.


Nesse caso, após a aprovação, começará uma análise que apontará o valor justo para as ações, e fica a critério do acionista aceitar.

  • E se eu não quiser aceitar esse preço?

Nesse caso em específico de OPA obrigatória, caso 10% ou mais acionistas não aceitem o preço estipulado, deverá ser feito uma assembleia geral.

  • Há custo para participar em uma OPA?

É cobrado um custo de corretagem por participação na OPA de 0,5% sobre o volume financeiro + R$ 25,21, com o mínimo de R$ 50,00.

  • Como participar de uma OPA?

Basta entrar em contato com um de nossos canais de atendimento e solicitar para um de nossos especialistas.

Esse artigo foi útil?