O que é uma OPA?

A OPA, Public Acquisition Offer, ou em português Oferta Pública de Aquisição, é exatamente o contrário do IPO.

Enquanto no IPO a empresa deseja colocar suas ações no mercado, quando decide fazer uma OPA, ela irá fazer o contrário, ou seja, recomprar suas ações que estão em negociação na bolsa de valores.

A OPA é regida pela Instrução CVM 361, de 05 de maio de 2002, na qual aborda sobre princípios gerais, formas de avaliação, intermediação, liquidação financeira, instrumento da OPA, publicação e leilão

De acordo com o objetivo da OPA, elas podem ser obrigatórias ou voluntárias. E abaixo vamos entender cada tipo de OPA:

- OPA voluntária: onde é voluntária a participação dos atuais detentores de ações.

- Cancelamento de registro: nesse caso a empresa deseja não ser mais uma companhia aberta, e ela é obrigada a recomprar as ações em negociação.

- Aquisição de controle: essa modalidade acontece onde a empresa está com objetivo de adquirira o controle da companhia, que está com o capital pulverizado, por ter as ações negociadas e bolsa.

- Alienação / Tag along: é obrigatório quando há a troca de controlador de uma companhia. 

Principais dúvidas:

Por que uma empresa decide fazer uma OPA?

A empresa pode escolher fazer uma OPA por diversos motivos, como por exemplo, deixar a gestão da empresa mais concentrada.

Como funciona o pedido de fechamento de capital?

A partir do momento que a empresa decide fechar seu capital, ela precisa publicar um fato relevante, avisando seus acionistas sobre a decisão. Após publicação do fato relevante, a empresa tem 30 dias para pedir o fechamento de capital, e fica a decisão para a CVM, em até 60 dias.
Nesse caso, após a aprovação, começará uma análise que apontará o valor justo para as ações, e fica a critério do acionista aceitar.

E se eu não quiser aceitar esse preço?

Nesse caso em específico de OPA obrigatória, caso 10% ou mais acionistas não aceitem o preço estipulado, deverá ser feito uma assembleia geral.

Como participar de uma OPA?

Caso uma empresa que você tenha ações publique que está fazendo uma OPA, você poderá participar pelo site do modalmais em investir > ofertas públicas.
Todas as informações referente a OPA estará no prospecto da oferta!

Esse artigo foi útil?